WhatsApp: 11 9 9135-8819 | Telefone: 11 2758-8250

Curso Profissionalizante ou Curso Técnico: Qual a melhor opção?

curso profissionalizante ou curso técnico

Quer iniciar uma carreira mas não sabe se escolhe um curso técnico ou um curso profissionalizante? Vamos te ajudar a entender a diferença dos dois para tomada de decisão mais assertiva para seu momento atual!

Muitas pessoas que desejam iniciar uma carreia após terminado o ensino médio e não tem condições financeiras ainda para entrar direto em uma graduação não sabem qual opção escolher, um curso profissionalizante ou técnico. Mas há uma razão específica para cada uma das opções, confira!

Para ingressar no curso técnico existem alguns pré-requisitos, como ter concluído o ensino médio. Neste nível de formação há três modalidades de ensino, são elas:

– Integrado: quando o aluno estuda na mesma escola o ensino médio e o técnico;

– Concomitância Externa: quando o aluno faz o ensino médio e o ensino técnico juntos em escolas diferentes, neste caso para conquistar o diploma do técnico o aluno precisa concluir o ensino médio;

– Subsequente: quando o aluno cursa o ensino técnico após a conclusão do ensino médio.

Já o curso profissionalizante não há pré-requisitos de conclusão do ensino médio.

Os cursos técnicos tem duração de 18 a 24 meses em média, já os cursos profissionalizantes tem duração com inicio de 2 meses variando até 24 meses dependendo do curso escolhido. Curso técnico exige frequências diária do aluno na escola, enquanto os cursos profissionalizantes são mais flexíveis variando entre duas a quatro horas de estudos por semana.

Devo escolher o curso técnico ou o curso profissionalizantes?

Você precisa avaliar quais são suas necessidades no momento, uma opção não exclui a outra. Avalie quais são suas metas e expectativas profissionais. Você pode iniciar sua carreira com um curso profissionalizantes que permitirá sua inserção rapidamente no mercado de trabalho e após a conclusão e estando empregado iniciar um curso técnico ou uma graduação para conquistar melhores cargos em sua carreira.

Geralmente que opta por cursar o técnico não necessita entrar imediatamente no mercado de trabalho, possui mais tempo e recursos financeiros para investir em sua qualificação profissional. Em seus objetivos primeiro esta sua formação e depois a entrada no mercado de trabalho. Já quem escolhe em fazer um curso profissionalizantes tem urgência em entrar ou se recolocar no mercado de trabalho, possui menor tempo para estudar e possivelmente menos recursos financeiros, em seus planos de vida está primeiro o emprego e depois a formação.

O que avaliar no momento de escolher o curso técnico ou o profissionalizante? 

Para ajudar na sua escolha, avalie:

– Tenho certeza que essa é a profissão ou carreira que desejo para minha vida?

– Quanto tempo você terá por semana para estudar?

– Preciso de um emprego com urgência?

– Qual é meu orçamento para investir no curso?

Com essas avaliações você conseguirá identificar quais são suas prioridades a curto, médio e longo prazo e fazer a sua escolha.

Aqui na Microlins você encontra diversos cursos profissionalizantes que te ajudam você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo! Estamos esperando por você!

Cadastre-se e Assista GRATUITAMENTE a Palestra do PDP: Como Encarar Momentos Desafiadores!



Copyright © Microlins Mogi das Cruzes.  Todos os direitos reservados

Open chat
Como podemos te ajudar?
Bem-vindo a Microlins Mogi das Cruzes! 👋
Como podemos te ajudar?
Powered by