Entenda o mercado de trabalho, formação, média salarial e muito mais sobre a profissão de Assistente em Logística.
Mercado de Trabalho
O mercado para o logístico está aquecido, mas ainda carece de pessoal com alta qualificação. A situação é um reflexo do crescimento do parque industrial brasileiro, do fortalecimento dos mercados e das novas formas de comércio (online, por exemplo).
Os melhores mercados para profissionais de logística estão em áreas com grande concentração de indústrias, serviços e estrutura de transportes. Nesse quesito, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia são os maiores contratantes.
Mas afinal, o que faz um Profissional de Logística?
O Assistente de Logística é o responsável pela administração de materiais e recursos numa empresa, para otimizar o uso dos espaços e reduzir o tempo e o custo de cada processo.
Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo.
Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.
Quanto ganha um Assistente de Logística?
Os pisos salariais são definidos de acordo com a área de trabalho em que o logístico atua: comércio, serviços, indústria, transportes, etc. Cada uma dessas áreas tem um sindicato correspondente e os valores mudam conforme os acordos e convenções coletivas definidos junto aos empregadores.
Em São Paulo, o piso salarial para esse profissional é de R$ 2.332,00.
A logística é uma carreira bem remunerada, principalmente na indústria.
Se interessou pela área? Conheça nosso curso profissionalizante de Atendente de Assistente de Logística da Microlins!